Após criança ser atacada por tubarão, Noronha anuncia 315 vagas em cursos gratuitos de primeiros socorros – Sim Notícias
A Administração de Fernando de Noronha anunciou, nesta terça (1º), a realização de dois cursos rápidos de primeiros socorros, com 315 vagas ao todo. O governo local resolveu ampliar para profissionais de turismo e de educação as capacitações depois de uma menina de 8 anos ser atacada por um tubarão, na Praia do Sueste, em 28 de janeiro.
Nicole foi atendida ainda na praia por médicos que estavam passeando na ilha.
“Nós realizamos esses treinamentos para as equipes das nossas unidades de saúde e bombeiros, mas, com o episódio do ataque de tubarão, resolvemos ampliar para as pessoas que trabalham com turismo, que podem ter a necessidade de fazer um atendimento desse tipo”, explicou o superintendente de Saúde da Administração da Ilha, Fernando Magalhães.
As capacitações desse tipo estavam suspensas na ilha desde o começo da pandemia de Covid-19, em março de 2020. Os cursos ofertados são de reanimação respiratória e de controle de hemorragia, cada um com quatro horas de duração.
As inscrições são gratuitas ocorrem de 7 a 11 de março, na recepção do Hospital São Lucas, mediante apresentação de documento oficial com foto. Podem participar bombeiros e profissionais de saúde, além dos de educação e do setor de turismo.
As aulas incluem técnicas de salvamento de vidas com compressão torácica, utilização de desfibrilador externo automático (DEA), manobras de desobstrução das vias aéreas e orientações sobre tipos de hemorragias.
Segundo o governo local, há turmas na parte da manhã, da tarde e da noite, entre os dias 30 de março e 1º de abril. Os concluintes recebem certificado do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Recife.