São José segue avançando na redução da criminalidade
Paula Paz
Secretaria de Proteção ao Cidadão
O número de homicídios de janeiro a outubro em São José dos Campos teve uma queda de 67,7%, em comparação ao mesmo período de 2016. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), foram 20 casos em 2024 ante 62 naquele ano. O roubo de veículos também recebe destaque com uma diminuição de 84,2%, declinando de 701 para 111 casos em 2024.
A redução desse índice de criminalidade no município é um dos resultados do programa São José Unida, que foi criado pela Prefeitura em 2017 e vem promovendo a integração entre as Forças de Segurança e a Guarda Civil Municipal (GCM), com suporte estratégico do Centro de Segurança e Inteligência (CSI).
Desde o início até agora, esse trabalho conjunto já realizou mais de 700 ações e trouxe resultados de impacto: foram 2.891 ocorrências atendidas, 648 veículos recuperados, 294 procurados pela Justiça recapturados e 1.332 pessoas detidas com a ajuda da tecnologia das câmeras inteligentes.
Em comparação ao mesmo período de 2023, a cidade também registrou diminuição nos índices de criminalidade, conforme apontado pelo balanço estatístico da SSP. Houve uma redução de 45,8% nos casos de furtos de veículos.
Além disso, os roubos de veículos diminuíram 22,1%. Outras modalidades criminais também apresentaram reduções significativas, incluindo roubos (-22,1%) e roubos e furtos de celulares, com queda de 11,3%, além da significativa queda nos índices de homicídios de 41,2%, caindo de 34 para 20.
São José tem uma das menores taxas de homicídios do país
São José dos Campos se destaca como um exemplo na redução da violência, figurando entre as cidades com as menores taxas de homicídios do país, com 4,30 vítimas por 100 mil habitantes, reafirmando seu compromisso com a segurança e o bem-estar de sua população.
Esses resultados refletem o esforço contínuo da Prefeitura de São José dos Campos em melhorar a segurança pública e garantir um ambiente mais seguro para seus cidadãos. A integração entre as forças de segurança e o uso estratégico da tecnologia têm sido fundamentais para esses avanços. A redução nos indicadores criminais, especialmente no número de homicídios e roubos, demonstra o sucesso das políticas públicas adotadas.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão