São José dos Campos celebra o Dia da Guarda Civil Municipal

Paula Paz


Secretaria de Proteção ao Cidadão

Neste 6 de janeiro, São José dos Campos comemora o Dia da Guarda Civil Municipal (GCM), instituição criada em 1988 para proteger os bens, serviços e instalações públicas, além de garantir a segurança e o bem estar da população.

Ao longo de 37 anos, a GCM se tornou uma referência em inovação e eficiência, com um efetivo atuante 24 horas por dia nas ruas. Suas ações incluem apoio à fiscalização, combate ao crime e ao vandalismo, patrulhamento preventivo e ostensivo e a participação em eventos oficiais.

A corporação também se destaca pelo uso de tecnologia sustentável. A frota conta com 30 viaturas 100% elétricas, que não emitem CO², além de motos táticas (GTAM), bicicletas elétricas (GBike) e bases móveis. 

Entre as rondas especializadas da Guarda Civil Municipal estão:

  • Ronda Escolar: que assegura a segurança no entorno das escolas
  • Patrulha Rural: destinada a reforçar a segurança em áreas afastadas do núcleo urbano
  • Ronda Ostensiva Municipal (ROMU): com atuação tática e especializada
  • Rondas com motocicletas e bicicletas (GTAM e GBike): garantindo agilidade e presença em áreas de difícil acesso
  • Patrulha Maria da Penha: que, desde o início do programa em 2019, já atendeu mais de 900 mulheres em situação de violência, além de prender mais de 100 agressores por descumprimento de medidas protetivas

A Academia da GCM, criada em 2022, forma e capacita os guardas municipais, promovendo treinamentos em direitos humanos, defesa pessoal, mediação de conflitos, entre outros temas, garantindo a excelência no atendimento à população.

São José Unida

Em 2017 a Prefeitura de São José criou o Programa São José Unida, integrando a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana e Detran-SP, numa força-tarefa para prevenir e reduzir os índices de criminalidade.

Orgulho

O Guarda Civil Municipal Robson Ricardo Isaias, de 61 anos, integra a corporação desde a fundação, em 1988. Casado e pai de oito filhos, ele expressa orgulho por fazer parte da instituição e por ter contribuído para que São José dos Campos se tornasse uma cidade mais segura.

“Entrei na GCM no ano da fundação e tenho muito orgulho de fazer parte desta instituição. Um caso que me marcou profundamente aconteceu há muitos anos, quando conseguimos impedir a morte de um idoso que estava sequestrado. Durante um patrulhamento, identificamos uma situação suspeita e, ao abordarmos, descobrimos que o senhor estava sendo mantido refém. Nunca esquecerei o abraço de agradecimento que ele nos deu. Sou imensamente grato à GCM por ter servido à população e, ao mesmo tempo, por ter tido a oportunidade de criar meus filhos e minha família”, relatou Robson.

O depoimento do guarda reflete a dedicação e o impacto positivo que a atuação da GCM tem na vida das pessoas ao longo de mais de três décadas.

Neste dia especial, São José dos Campos reconhece a dedicação e o compromisso dos homens e mulheres que integram a Guarda Civil Municipal, pilares da segurança e do cuidado com a cidade.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão

admin