Ícone do site TV TRIBUNA PE

São José amplia combate ao descarte irregular de resíduos

Paula Paz


Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos tem reforçado as ações para coibir o descarte irregular de resíduos, utilizando monitoramento por câmeras, denúncias, autuações e multas.

Nesta quinta-feira (6), equipes de Fiscalização de Posturas aplicaram duas autuações, no valor de R$ 26 mil.

Uma das infrações foi flagrada pelo CSI (Centro de Segurança e Inteligência) no bairro Frei Galvão, na região leste. As equipes da Fiscalização de Posturas e da Guarda Civil Municipal foram acionadas imediatamente, abordaram o infrator e aplicaram a autuação.

Apoio popular

No Capão Grosso, também na região leste, a fiscalização ocorreu graças à colaboração dos moradores, que denunciaram rapidamente o descarte irregular.

De acordo com a Lei 7.815/2009, jogar lixo, entulho ou outros materiais em áreas públicas pode resultar em multas de até R$ 26 mil.

Além da fiscalização municipal, a população pode ajudar a manter a cidade limpa denunciando infrações pela Central 156 (telefone, site e aplicativo) ou diretamente na Central de Operações da Guarda Civil pelo telefone 153. As ligações são gratuitas.

A Prefeitura conta com a colaboração dos munícipes, já que a preservação do meio ambiente e a manutenção da cidade limpa são responsabilidades de todos.

PEVs

A cidade conta com 15 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), distribuídos por todas as regiões da cidade, incluindo os distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier. O descarte de materiais permitidos nesses locais é gratuito.

Nos PEVs, cada munícipe pode descartar até 1 metro cúbico de resíduos, como:

• Entulho de obras (tábuas, tijolos, telhas, tubulações e pisos)

• Móveis e eletrodomésticos (sofás, cadeiras, geladeiras)

• Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes inteiras

• Restos de podas

• Papel, papelão e óleo de cozinha

Horário de funcionamento:

Segunda a sábado: das 8h às 17h

Domingos e feriados: das 8h às 12h


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Sair da versão mobile