Agência Minas Gerais | Autenticação biométrica nos terminais de autoatendimento das UAIs permite realizar serviços da CNH sem uso de senhas

Serviços como solicitação da Carteira Nacional de Trânsito (CNH) definitiva, além da segunda via da CNH e alteração de endereço de condutor já podem ser acessados nos terminais de autoatendimento das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) por meio da autenticação biométrica da conta Gov.br, sem a necessidade de digitar senhas. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e Minas Gerais é o primeiro estado a implementar a tecnologia nesse formato.

Com a autenticação biométrica, os cidadãos acessam a conta Gov.br utilizando a impressão digital, que faz o carregamento automático dos dados cadastrais. A validação da identidade é realizada por meio da integração com os bancos de dados biométricos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Além de facilitar o acesso aos serviços, a autenticação reduz filas, evita fraudes e acessos indevidos.

A funcionalidade tem apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e reforça a modernização e a inclusão digital dos serviços públicos mineiros. A autenticação já estava disponível para serviços como o agendamento da emissão da Carteira de Identidade Nacional e, a partir deste mês, os de CNH foram inseridos no formato.

“Sabemos que, no Brasil, parte da população ainda não tem acesso facilitado à internet e enfrenta dificuldades no uso de plataformas digitais. Diante desse cenário, oferecer a autenticação biométrica da conta Gov.Br nos terminais é uma resposta concreta a uma demanda real da nossa sociedade, que é promover inclusão digital e garantir que todos os cidadãos possam acessar os serviços públicos com segurança, agilidade e autonomia”, afirma o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

A iniciativa recebeu reconhecimento nacional ao conquistar o Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital 2024 nas categorias “Melhor Solução de Governo Digital Inclusivo” e “Prêmio Valor Público”.

UAIs

Atualmente, Minas Gerais conta com 54 UAIs espalhadas pelas diversas regiões do estado. Em 2024, as unidades somaram mais de 5,7 milhões de atendimentos presenciais, realizando serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros. Só os terminais de autoatendimento realizaram mais de 1,1 milhão de atendimentos no último ano.

 

admin