Funjope abre inscrições para oficina na área de audiovisual
A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), dentro do seu processo de valorização do audiovisual, está com inscrições abertas, até a próxima terça-feira (15), para a oficina ‘Direção de Arte: Produção de Arte e Objetos’, que será ministrada por Nina Flor, produtora e controller de arte e objetos. A iniciativa é resultado de um edital aprovado na Lei Paulo Gustavo (LPG), e a oficina, que terá até 15 vagas, acontece nos dias 22, 23 e 24 de julho, das 19h às 21h.
“É muito importante para nossa equipe da Funjope estimular e potencializar esse processo de formação porque nós trabalhamos com a perspectiva de capacitação do setor de audiovisual. Os diversos segmentos de profissionais envolvidos na produção audiovisual estão tendo a oportunidade de uma melhor qualificação”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele ressalta que essa ação faz parte de uma atividade integrada à Lei Paulo Gustavo. “São projetos que foram aprovados dentro dos nossos editais da LPG de 2024 e que estão sendo desenvolvidos este ano. É uma linha de formação que nós criamos dentro dos editais da Lei Paulo Gustavo e que está dando certo. Ficamos muitos contentes de poder receber e acolher esse projeto de capacitação como parte do nosso plano de formação dos profissionais do audiovisual”, acrescenta.
O chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope, Paulo Roberto, comemora a iniciativa e afirma que o Programa Circuito Formativo Audiovisual é uma política pública que visa o desenvolvimento de profissionais do audiovisual de João Pessoa, compartilhando conhecimento entre os profissionais locais através de oficinas, workshops ou palestras.
“A gestão sempre visa a estruturação do setor e o Programa tem em seu cerne a sustentabilidade. Acreditamos na potência do audiovisual de João Pessoa. Sendo assim, incentivamos para que ele sempre tenha oportunidades de se desenvolver”, comenta.
Inscrições – As inscrições devem ser feitas no link https://forms.gle/i2h6Dai7owiexASn6. Podem se inscrever para a oficina profissionais iniciantes ou experientes e interessados na área, maiores de 18 anos. Do total de vagas, 50% serão para pessoas autodeclaradas negras, LGBTQIAPN+ e PCD.
A oficina ‘Direção de Arte: Produção de Arte e Objetos’ será ministrada no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, localizado na Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, bairro de Tambauzinho, sala 4.
Oficina – A oficina de formação cinematográfica em Direção de Arte – Produção de Arte e Objetos será realizada nas etapas de formação técnica, criação e execução de um projeto executivo de filmagem do departamento de arte. Serão abordados os fundamentos práticos da direção de arte em três encontros: no primeiro, será apresentado o departamento de arte com leitura de roteiro e desenvolvimento de projeto artístico; o segundo focará na produção de objetos, incluindo props e dressing; e o terceiro tratará da produção de arte e controladoria, abordando aspectos logísticos e de execução das decisões artísticas.
Ministrante – Nina Flor atua no meio cinematográfico desde 2013, assim como em eventos audiovisuais, como mostras, festivais e ambientes de mercado, a exemplo do Festival de Brasília. Entre seus trabalhos, destaca-se a atuação como produtora de arte no longa-metragem ‘Pele Fina’ (direção de Arthur Lins), como produtora de objetos no longa-metragem ‘O Sertão Vai Vir Ao Mar’ (direção de Rodrigo César) e na controladoria de arte do longa-metragem ‘Motel Destino’ (direção de Karim Aïnouz).
O programa – O Programa Circuito Formativo Audiovisual é uma ação estratégica para o desenvolvimento do setor audiovisual de João Pessoa, em consonância com as políticas públicas em curso.
Ao ampliar a oferta de trabalho — seja por meio do fomento a produções locais ou pelo crescimento exponencial da demanda na cidade —a gestão municipal busca capacitar profissionais, oferecendo oportunidades que elevem a qualidade dos serviços prestados. Assim, a Funjope segue avançando com políticas públicas estruturantes, fortalecendo cada vez mais o audiovisual pessoense.
Esse programa integra as dimensões técnica, empreendedora, artística e crítica da educação audiovisual. O objetivo é conectar talentos do audiovisual e da economia criativa ao mercado de trabalho por meio de masterclasses, oficinas, workshops e outras iniciativas de capacitação, destinadas a profissionais, iniciantes e interessados na área.
Ao longo do ano, o Programa Circuito Formativo Audiovisual fará uma série de ações de formação e capacitação na área do audiovisual.