Ícone do site TV TRIBUNA NOTÍCIAS DE PERNAMBUCO

RioLuz celebra 35 anos com homenagem a colaboradores e exposição – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A exposição “RioLuz – 35 anos: Um Salto no Tempo” retrata a evolução da iluminação pública na cidade. Foto: José Dias – RioLuz

Em comemoração aos seus 35 anos de história, a RioLuz realizou na quinta-feira (07/08), uma solenidade especial no Clube Militar para homenagear os servidores que marcaram a trajetória da empresa pública responsável pela iluminação da cidade do Rio de Janeiro. Ao todo, 40 colaboradores receberam moções honrosas, entregues pelo presidente da empresa, Rafael Thompson, em reconhecimento à dedicação, ao profissionalismo e ao compromisso com a missão de transformar a cidade por meio da luz.

– A história da RioLuz é escrita diariamente por homens e mulheres que se dedicam com coragem e paixão ao seu trabalho. Este reconhecimento é mais do que merecido, é uma forma de agradecer por cada poste aceso, por cada rua mais segura e por cada cidadão que teve sua vida impactada pela iluminação pública de qualidade -, destacou Rafael Thompson.

Entre os homenageados, algumas trajetórias se destacaram pela longevidade e impacto na história da empresa. Antônio José Sobral, com 40 anos de atuação, iniciou sua carreira na antiga Companhia Municipal de Energia (CME), como agente de comunicação. Hoje, ocupa uma posição de destaque à frente da Diretoria de Operações e Fiscalização da RioLuz. Outro exemplo é Paulo Cézar dos Santos, servidor há 29 anos, aprovado em concurso público em 1992. Começou como eletrotécnico e, ao longo da carreira, assumiu diversas funções até chegar à diretoria de Operações e Fiscalização.

Já Luiz Batista Corrêa, de 78 anos, é o servidor mais antigo em atividade: com 31 anos de casa, atua como auxiliar de turma 2 desde 1992, sendo reconhecido pelo espírito colaborativo e dedicação exemplar. Também se destacou Ana Cristina Santos da Silva, única mulher em sua equipe de operação em Marechal Hermes nos anos 1990, onde descarregava caminhões e montava luminárias. Hoje, segue contribuindo na área administrativa da empresa.

A cerimônia contou com a presença de representantes da Prefeitura do Rio, entre eles o secretário municipal de Infraestrutura, Wanderson Santos; o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior; o secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, João Pires; e a subsecretária de Esportes, Anna Laura Monteiro Valente de Secco. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado, outras autoridades municipais e representantes de associações de moradores de diversos bairros da cidade. Durante o evento, a RioLuz foi homenageada com uma moção de reconhecimento pelos serviços prestados à cidade, entregue por Carlo Caiado ao presidente da empresa, Rafael Thompson.

– Celebrar os 35 anos da RioLuz é celebrar uma parte essencial da história da nossa cidade. A iluminação pública é um serviço que transforma vidas, promove segurança, mobilidade e cidadania. Parabenizo a todos os profissionais que ajudaram a construir esse legado -, afirmou Carlo Caiado, presidente da Câmara dos Vereadores do Rio.

Exposição celebra a história da iluminação no Rio

Ao fim da solenidade, os convidados foram convidados a conhecer a exposição “RioLuz – 35 anos: Um Salto no Tempo”, que retrata a evolução da iluminação pública na cidade e a trajetória da empresa.

Com objetos históricos, imagens, documentos e experiências sensoriais, a mostra destaca os marcos tecnológicos, o papel da iluminação na paisagem urbana e seu impacto direto na segurança e qualidade de vida dos cariocas. A exposição é uma homenagem ao passado, um olhar para o presente e um convite à reflexão sobre o futuro da luz na cidade.

Categoria:

  • 8 de agosto de 2025
  • Marcações: Aniversário Exposição História iluminação pública

    Sair da versão mobile