Funjope é homenageada em sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) foi homenageada, nesta segunda-feira (15), em uma sessão especial realizada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A propositura foi do vereador Fábio Carneiro e contou com apoio do presidente da Casa, Dinho Dowsley. A solenidade celebrou os 30 anos de atuação da Funjope, criada em 1995 durante a primeira gestão do prefeito Cícero Lucena para promoção e fomento da cultura na capital paraibana.

“Essa sessão especial em comemoração aos 30 anos da Funjope representa um marco importante para todos nós. Primeiro, estamos celebrando esse momento de aniversário, mas, sobretudo, precisamos ter em mente as origens desse processo e o reconhecimento que todos nós, da Fundação e do campo da cultura, temos ao prefeito Cícero Lucena que, 30 anos atrás, com uma visão futurista, criou e deu base para a Funjope. Quis o destino e o povo de João Pessoa que, passados 30 anos, o prefeito Cícero Lucena retornasse para, mais uma vez, fortalecer e estimular a nossa política de cultura”, iniciou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressaltou que toda a equipe fica muito feliz de celebrar esse momento, mas também é uma celebração que marca o início de um debate sobre a revisão da legislação municipal para a cultura. “Nesse período de 30 anos, as sociedades pessoense, paraibana e brasileira passaram por intensos processos de mudança que a legislação não necessariamente acompanhou. No campo da cultura, isso também é verdadeiro. Então, nós estamos, a partir deste momento, promovendo um debate para a revisão e atualização do Sistema Municipal de Cultura, do Fundo Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, tentando criar, assim, uma nova legislação, um novo campo jurídico para a política municipal de cultura”, acrescentou.

O presidente da CMJP, Dinho Dowsley, não pode participar da sessão, mas ressaltou a importância desse momento. “Aproveitamos para parabenizar a Funjope e a todos que fazem parte dessa honrosa fundação que, há três décadas, está dedicada a transformar a cultura em instrumento de cidadania, de inclusão social e de fortalecimento da identidade pessoense e paraibana”, declarou.

Já o vereador Fábio Carneiro explicou que foi feito um encaminhamento para, a partir de agora, a Câmara receber sugestões para modernização da legislação cultural de João Pessoa, seja através dos gabinetes dos vereadores, seja através da Funjope que vai colher informações e repassar para a Câmara.

“A gente vai debater nos próximos dias e trazer uma primeira proposta de modernização dessa legislação que já tem 30 anos e precisa ser atualizada para incluir na lei outros segmentos, outros atores de João Pessoa para que eles possam ter a garantia legal e integrarem uma nova fase de modernização da nossa legislação cultural”, pontuou o vereador.

Ele destacou que essas sugestões farão parte de um relatório que será apresentado ao prefeito Cícero Lucena e ao diretor da Funjope, Marcus Alves, para que seja construída uma nova legislação que será voltada para o presente, mas olhando para o futuro da cultura da cidade de João Pessoa. Para levar as sugestões, os segmentos e atores da cultura podem procurar o gabinete do vereador Fábio Carneiro e a própria Funjope.

Além de vereadores e do diretor executivo da Funjope, participaram da sessão especial representantes da Secretaria de Educação e Cultura, associações culturais, artistas e profissionais que trabalham pela cultura da cidade.

Homenagem – Durante a sessão especial, algumas pessoas receberam homenagem a partir de uma obra do artista visual Davi Queiroz: o prefeito Cícero Lucena, o vice-prefeito Leo Bezerra, o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, os vereadores Dinho Dowsley e Fábio Carneiro. Da Funjope, foram agraciados Fernanda Svendsen, Ana Maria Gomes e Hildebrando Lins.

A Funjope foi criada pela Lei Municipal nº 7.852, de 24 de agosto de 1995, e regulamentada pelo Decreto nº 2.897, de 2 de outubro de 1995.

admin