Secretaria do Turismo define trajetos para rota de cicloturismo em Sorocaba – Agência de Notícias



16 de setembro de 2025

17:41

Por: Roberto Menna/ Secom

Fotos: Setur

A Secretaria do Turismo (Setur) de Sorocaba definiu os trajetos para implantação da rota de cicloturismo “Antonia Mitioko Goia”, durante reunião na segunda-feira (15). Os percursos abrangem vias urbanas e rurais na Zona Leste. A medida atende à Lei Municipal nº 13.222/25, que institui essa rota, como forma de fomentar o turismo nessa região da cidade.

O mapeamento teve início em junho e as inspeções nos itinerários propostos foram realizadas pelos técnicos da Setur, Marcio José Celestino, Fábio Bevilacqua e Elder Campos, além do ciclista Bruno Machado, com 20 anos de experiência em competições. “Essas visitas técnicas foram cruciais para a elaboração do projeto descritivo, com detalhamento das rotas, definições de pontos de apoio e a personalização dos materiais que ainda precisarão ser instalados”, explica Elder.

Serão três trajetos, sendo o que o primeiro, chamado de Rota Iniciante, terá extensão de 15,9 quilômetros, voltado às famílias como principal público. Formado por subidas moderadas e com paradas para contemplação, esse itinerário poderá ser cumprido até por crianças e idosos. O segundo será a Rota Intermediária, recomendada para ciclistas regulares, com 23,7 quilômetros em terreno misto (urbano e rural), tendo a gastronomia e produção local como atrativos. E terá a Rota Pró, com extensão de 44,7 quilômetros, para desempenho esportivo e ecoturismo.
Para o secretário do Turismo Hudson Pessini, a rota contribuirá para o desenvolvimento do potencial turístico em Sorocaba. “O cicloturismo se tornou tendência mundial e ganha cada vez mais adeptos que buscam uma forma diferente de viajar, passear e conhecer novos destinos. Atraindo pessoas para Sorocaba, valorizamos nosso patrimônio cultural e fortalecemos o comércio local e os produtores rurais”, destaca.

Para finalizar o projeto e, na sequência inaugurar essa rota de cicloturismo, resta à Setur concluir trâmites ainda pendentes, como a instalação de placas de sinalização e a definição dos pontos de apoio aos ciclistas durante o caminho, os quais estão sendo providenciados.

Confira os percursos da Rota “Antonia Mitioko Goia” :

Rota Iniciante (15,9 km): Av. Engº Carlos Reinaldo Mendes, Av. Três de Março, Av. Francisco Roldão Sanches, Estrada João Lopes, Av. Três de Março e Av. Engº Carlos Reinaldo Mendes. Feita em terreno urbano e rural, com subida moderada, ciclovias e acostamentos. Os atrativos são as paradas para contemplação e os espaços educativos.

Rota Intermediária (23,7 km): Av. Engº Carlos Reinaldo Mendes, Av. Três de Março, Av. Paulo Varchavtchik, Estrada da Figueira, Av. Francisco Roldão Sanches, Estrada João Lopes, Av. Três de Março, Estrada Dr. Leônidas do Amaral, Estrada do Mato Dentro, Estrada do Vinte e Cinco, Estrada João Lopes, Av. Francisco Roldão Sanches, Av. Três de Março, Av. Engº Carlos Reinaldo Mendes. Feita em terreno urbano e rural, com subida moderada, ciclovias e acostamentos. Os atrativos são o lazer, a natureza, a gastronomia e os produtores rurais.

Rota Pró (44,7 km): Av. Engº Carlos Reinaldo Mendes, Av. Três de Março, Av. Paulo Varchavtchik, Rua Miguel Ascêncio, Rua Mathias de Albuquerque, Av. Bandeirantes, Rua José Sarti, Estrada Santa Maria do Povo, Estrada Dois Córregos, Estrada do Sol, Estrada de Inhayba, Av. Bandeirantes, Rua Mathias de Albuquerque, Rua Joaquim Roque de Oliveira, Rua São Judas Tadeu, Rua Maria Augusta da Silva, Rua Antônio Fratti, Casarão de Brigadeiro Tobias, Rua Antônio Fratti, Rua Maria Augusta da Silva, Rua São Judas Tadeu, Estrada do Passa Três, Estrada do Vinte e Cinco, Estrada João Lopes, Av. Francisco Roldão Sanches, Av. Três de Março, Av. Engº Carlos Reinaldo Mendes. Feita em terreno urbano e rural, com preponderância de trechos em terra. Os atrativos são o contato com a natureza, a gastronomia e o turismo ecológico e rural.

admin