Funjope apoia projeto que valoriza poesia paraibana contemporânea
A natureza e a poesia se misturam, na tarde deste sábado (25), no Jardim Botânico Benjamin Maranhão, em uma ação realizada pelo grupo artístico Poética Evocare, dentro da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). O projeto ‘O texto e a voz da poesia paraibana contemporânea’, que começa às 15h, envolve performance do grupo Poética Evocare, roda de conversa com autores e dinâmica poética com o público.
“Nós temos um carinho todo especial por essa atividade desenvolvida pelo grupo Evocare, de leitura e interpretação dos poetas paraibanos e de João Pessoa porque faz parte da política que desenvolvemos ano passado dentro do projeto da Lei Aldir Blanc e, este ano, estamos colhendo os frutos disso”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Hoje, conforme o diretor, João Pessoa tem mais de 400 projetos de artistas e grupos de artistas sendo desenvolvidos a partir da PNAB, que é promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, que foi recriado pelo presidente Lula.
“Aqui, com orientação do prefeito Cícero Lucena, nós desenvolvemos plenamente a PNAB na sua primeira etapa e agora estamos colhendo os frutos. Parabenizo toda a equipe do Evocare, aos poetas e tenho certeza de que tudo isso será um sucesso, só traz benefícios e valida a importância da cultura em João Pessoa”, acrescenta.
A poetisa e coordenadora da iniciativa, Marineuma de Oliveira, conta que o projeto, proposto por Mayara Santos, éproduzido pelo grupo Poética Evocare e foi selecionado no edital PNAB, de nº 60.10/2024, operacionalizado pela Funjope. Neste sábado, a ação recebe o poeta Antônio Mariano e a escritora Porcina Furtado.
“O nosso objetivo é pesquisar, ler e estudar poetas e poetisas paraibanos, ou radicados na Paraíba, para dar visibilidade a seus escritos e formar leitores e leitoras de poesia, promovendo encontros interdisciplinares, produzindo-se, também, material artístico, em forma de performances, através do grupo Poética Evocare”, explica.
A ação principal, segundo ela, é a promoção de quatro encontros literários, um a cada dois meses, a partir da obra de autores selecionados. O grupo escolheu dois autores por vez, estudou seus livros e preparou uma apresentação artística em forma de performance. Os encontros ocorrem no Jardim Botânico, com entrada franca e uma diversidade de atividades, como entrevista com os autores, participação do público e, ao final, um café poético.
Outros dois encontros já aconteceram, um em maio e outro em julho. No primeiro, os autores convidados foram Maira Valéria Rezende e Lau Siqueira. Já do segundo participaram o poeta Hildeberto Barbosa e a professora Neide Medeiros, ambos membros da Academia Paraibana de Letras. O último encontro será no dia 06 de dezembro, com os escritores Sérgio de Castro Pinto e Aline Cardoso.
A ideia da coordenação do evento é atrair as pessoas que gostam de poesia, jovens estudantes e professores de modo geral. “Mas, todos são bem-vindos e, com certeza, se encantarão pela beleza da poesia e do lugar, que é um espaço maravilhoso para o convívio com a natureza. A cada edição, temos recebido cerca de 100 pessoas e as expectativas são as melhores, porque nós mesmos que desenvolvemos o projeto conseguimos nos conectar com a natureza e a poesia”, pontua Marineuma de Oliveira.
Grupo poética Evocare – Na cena cultural de João Pessoa há quase dez anos, o grupo Poética Evocare surgiu no âmbito de um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É formado por 17 membros voluntários de diferentes áreas profissionais e interesses pessoais e tem como finalidade incentivar o gosto pela leitura literária, através de um trabalho interdisciplinar, que aprimora as habilidades artísticas dos participantes e sensibiliza plateias por onde passa.
O projeto tem como objetivo dar visibilidade à poesia paraibana através do reconhecimento dos expoentes e principais representantes de literatura em plena atividade em suas produções literárias. O Jardim Botânico, através da Sudema, apoia a ação permitindo que aconteça lá.
Coordenação – A coordenadora Marineuma de Oliveira é doutora em Linguística, professora aposentada da UFPB, membro da União Brasileira de Escritores (UBE-PB), da Academia Paraibana de Poesia (APP), da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB) e da Confraria dos Bibliófilos da Paraíba (CBP). Além de coordenar o grupo Poética Evocare, é autora de quatro livros de poesia: Vida Roda (1990); Entre Parêntesis: Poemas (2021); Ponteio: Poemas (2022); Da Flor do Olhar (2023) e o Eu vim de lá (2024). O livro infantojuvenil ‘De gatos e de outros bichinhos’ (2025) será lançado em novembro.
