Metrô do Recife fica sem funcionar e passageiros enfrentam transtornos com estações fechadas – Sim Notícias

O Metrô do Recife ficou com as linhas Centro e Sul sem funcionar após problemas técnicos na rede aérea que alimenta a energia dos trens. Nesta quarta (29), com as 29 estações do sistema metroviário fechadas a partir das 5h, os passageiros enfrentaram transtornos, pois os terminais de ônibus ficaram lotados, com longas filas, apesar de algumas linhas terem sido reforçadas

Em algumas estações, havia um cartaz com o aviso: “Atenção! Por motivos técnicos, estamos parados”. Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o problema aconteceu por volta das 22h30 da terça (28), numa área que fica a oeste da Estação Ipiranga, da Linha Centro.

Por volta das 7h30, foram abertas as estações da Linha Sul, com os trens voltando a circular. “Equipes da manutenção continuam atuando na Linha Centro, que permanece fechada, ainda sem previsão de funcionamento“, declarou a CBTU.

Passageiros encontraram Estação Camaragibe, no Grande Recife, fechada no início da manhã desta quarta-feira (29) — Foto: Reprodução/WhatsApp

Com 71 quilômetros de extensão, o Metrô do Recife transporta 220 mil pessoas diariamente. São 40 mil pela Linha Sul, que passa por estações na capital e em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e 180 mil pela Linha Centro, que é subdividida nos ramais Camaragibe e Jaboatão, circula por Recife, Jaboatão e Camaragibe.

Segundo a CBTU, essas duas linhas do sistema metroviário foram afetadas pelo problema porque o trecho em que as equipes técnicas estão atuando para solucionar o problema é utilizado para a passagem de trens do pátio do Recife para a Linha Sul, atingindo essa linha também.

O problema não afetou a Linha Diesel, que é operada por trens VLT, que são os Veículos Leves sobre Trilhos, e divide-se entre os ramais Curado e Cajueiro Seco, indo até o município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.

Reforço de ônibus

A CBTU informou que o Grande Recife Consórcio de Transporte foi contatado para reforçar as linhas de ônibus para a população. Em nota, o consórcio declarou que foi avisado pela CBTU, por volta das 5h, sobre o não funcionamento do metrô.

“Imediatamente, foi colocado em ação um plano emergencial de operação de linhas especiais”, disse o consórcio, no texto. De acordo com o Grande Recife, algumas das linhas que receberam reforço foram as seguintes:

  • Cajueiro Seco/Aeroporto
  • Camaragibe/TIP
  • Camaragibe/Centro
  • Jaboatão/Barro
  • Joana Bezerra/Afogados/Barro

Transtornos

Penha foi uma das passageiras prejudicadas pelo problema no Metrô do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Passageiros entrevistados pela TV Globo ao vivo durante o Bom Dia Pernambuco relataram que foram surpreendidos com as estações de metrô fechadas e relataram os transtornos causados pela interrupção do funcionamento do sistema metroviário.

“Não estava sabendo de nada. Meu caminho é o metrô, não tem outra opção, aí vou ter que pegar um ônibus no Derby e pegar outro ônibus para Boa Viagem. É um absurdo isso, o metrô está horrível, as condições do metrô estão péssimas e agora essa surpresa para a gente sem aviso nenhum”, disse uma passageira que se identificou apenas como Penha.

Bianca e Bárbara também foram prejudicadas pela suspensão da operação das duas linhas do Metrô do Recife. “A única solução viável agora é pedir um Uber para poder chegar no trabalho a tempo em uma estimativa que não seja tão longe. Eu vim de Casa Amarela [Zona Norte do Recife]”, disse Bianca.

Bianca e Bárbara enfrentaram transtornos para chegar ao trabalho por causa do metrô parado — Foto: Reprodução/TV Globo

Bárbara mora no bairro de Campo Grande e soube do problema no metrô quando já tinha saído de casa.

“Saí de casa era 5h30 e tenho que estar no estágio de 6h40 porque é o horário anterior à chegada das crianças na escola. Eu fui pega de surpresa. Recebi uma mensagem da minha mãe dizendo ‘olha, o metrô parou’. A sorte foi que minhas amigas já estavam a caminho e eu pude avisar elas, se não elas iriam dar viagem perdida e ter todo o transtorno de chamar Uber”, contou Bárbara.

Problemas recorrentes

Nos últimos meses, os passageiros do Metrô do Recife ficaram sem o transporte em várias ocasiões. Também houve casos recentes de incêndio em trem e composição que saiu dos trilhos.

No dia 15 de junho, um trem do sistema metroviário quebrou, causando a interrupção do funcionamento do Ramal Jaboatão, no Grande Recife. Quando o problema aconteceu, os vagões estavam cheios e os passageiros tiveram que descer e caminhar pelos trilhos.

Em 16 de maio, um VLT quebrou após chegar à Estação Santo Inácio, no Cabo de Santo Agostinho. Quem estava dentro do trem precisou descer e andar entre os trilhos, em meio ao mato. Em 2 de maio, o Ramal Camaragibe, na Linha Centro, teve o funcionamento interrompido após um problema na rede de energia.

No dia 27 de abril, a Linha Centro ficou praticamente o dia inteiro sem operação devido a um defeito na rede aérea eletrificada. Por causa disso, estações fecharam e houve tumulto. Em 20 de abril, o sistema metroviário ficou paralisado por 15 horas. Houve uma falha na rede de energia da Estação Ipiranga.

Por: g1 PE e TV Globo

Fonte: simnoticiaspe.com.br/metro-do-recife-fica-sem-funcionar-e-passageiros-enfrentam-transtornos-com-estacoes-fechadas

admin