Câmara participa de reunião sobre implantação de centro especializado para crianças autistas em Chã Grande

A Câmara de Vereadores de Chã Grande esteve representada nesta quinta-feira (7), durante reunião para debater a implantação de um centro especializado para crianças autistas no município. Estiveram presentes o vereador Jorge Luís (PL) e a vereadora Ninha de Zé Maria (Avante). O prefeito, Diogo Alexandre (Avante), presidiu a reunião, que ainda contou com a participação de secretários municipais, especialistas e pais e mães de crianças autistas da cidade.

Segundo o levantamento do grupo, cerca de 60 crianças em Chã Grande apresentam características que se enquadram dentro do espectro do autismo. Por conta disso, pais e mães decidiram se reunir para levar ao conhecimento do poder público a necessidade de um centro no município para o acompanhamento dessas crianças.

A proposta foi apresentada ainda na semana passada, durante uma reunião na Câmara de Vereadores. Na oportunidade, as mães Thalyta Maria e Andréa Maria conversaram com os vereadores Jorge Luís, Demir (Avante) e Ninho Mototáxi (PL). A partir desse encontro, ficou então agendada a reunião desta quinta, envolvendo também a gestão municipal e especialistas na área.

O prefeito, Diogo Alexandre, se comprometeu a realizar um levantamento orçamentário para a implantação do centro especializado, que envolve o local de funcionamento e a equipe que irá atuar. Para Diogo, a reunião foi o pontapé inicial do projeto. “É uma coisa que comove a gente, e é realmente importante a participação de todos”, destacou o gestor.

Para Andréa Maria, que é mãe de duas crianças, sendo uma delas autista, “é uma luta diária. Aqui em Chã Grande ainda não temos [centro especializado], estamos correndo atrás desses direitos dos nossos filhos, pra gente trazer melhorias de vida”, destaca.

“É um tema importante, onde a gente ta discutindo a saúde pública do município. Sabemos da que tem várias famílias que sofrem em virtude do espectro autista, e a Câmara não poderia deixar de apoiar, ta presente e ajudar a sociedade a fazer com que a coisa aconteça da melhor forma, na hora correta”, comentou o presidente da Câmara, Jorge Luís. “É uma luta que está apenas começando”, finaliza o parlamentar.

Fonte: pernambuconoticias.com.br/camara-participa-de-reuniao-sobre-implantacao-de-centro-especializado-para-criancas-autistas-em-cha-grande

admin