Associação de Escolas de Samba e Troças Carnavalescas animam Estação Cidadania-Cultura de Campina Grande | Prefeitura de Campina Grande – PB

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), proporcionou aos cidadãos da região da Estação Cidadania-Cultura, localizada no bairro das Malvinas, uma imersão no contexto cultural carnavalesco. Na tarde da última terça-feira, 22, a Associação Campinense das Escolas de Samba e Troças Carnavalescas animou o local. A ação faz parte do chamado Circuito Carnavalesco, que já levou para diversos bairros campinenses atividades culturais, como oficinas, apresentações e intervenções artísticas. A apresentação foi uma contrapartida à Lei Aldir Blanc.

O Circuito Carnavalesco, além de revelar novos talentos da Rainha da Borborema e incentivar nomes conhecidos da arte na cidade, também promove a democratização de atividades culturais, expandindo para toda a cidade as mais diversas linguagens artísticas. O espaço onde as apresentações foram realizadas foi definido também pela possibilidade de controle de público. Também foram respeitados os protocolos sanitários estabelecidos no decreto vigente.

“O Circuito Carnavalesco foi idealizado pela Secult no intuito de enaltecer todo o valor histórico que o Carnaval possui. A contrapartida da Associação, por exemplo, trouxe à Estação Cidadania-Cultura diversas linguagens dentro dos folguedos carnavalescos, na representatividade contida no imaginário coletivo e em referência a todos os elementos lúdicos da Festa do Momo”, disse a secretária municipal de Cultura, Giseli Sampaio, reforçando a intenção da Secult com as intervenções.

O presidente da Associação Campinense das Escolas de Samba, Rodrigo Martins, também destacou a gratidão pela oportunidade em integrar as ações culturais. “Foi muito até para a sustentação da nossa tradição do Carnaval das escolas de samba, de bumbas meu boi, de tribos indígenas, a la ursas e dos bonecos, porque só enriquece nossa cultura. Em um momento desse que ainda vivemos, em uma pandemia, poder usar um espaço daquele para mostrar um pouco do nosso trabalho é muito gratificante”, declarou.

A Lei Aldir Blanc (14.017), de 29 de junho de 2020, é destinada ao incentivo da cultura, por meio de ações emergenciais, durante a pandemia do novo coronavírus. Os artistas em questão foram atendidos pelo edital 002, de produção cultural.

Codecom

Fonte: campinagrande.pb.gov.br/associacao-de-escolas-de-samba-e-trocas-carnavalescas-animam-estacao-cidadania-cultura-de-campina-grande

admin