HCA registra aumento de atendimentos de crianças por viroses sazonais | Prefeitura de Campina Grande – PB

Secretaria de Saúde orienta os pais e responsáveis a buscarem outras unidades.

O Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) registrou um aumento significativo no número de atendimentos nos meses de setembro e outubro. No mês de setembro foram 4.447 pacientes e neste mês de outubro já foram quase 5 mil. A média dos outros meses é de 2.500 atendimentos, rotineiramente. A Secretaria de Saúde de Campina Grande reforçou as equipes de atendimento, mas orienta a população a buscar outras unidades.

O HCA é voltado ao atendimento de crianças e adolescentes de até 13 anos de idade. Para o público desta faixa etária, também é possível encontrar atendimento de pediatra no Centro de Saúde Francisco Pinto, no Centro da cidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Os pacientes a partir de 14 anos devem buscar outros serviços como as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Alto Branco e da Dinamérica, o Complexo Hospitalar Municipal Pedro I e o Hospital Municipal Dr. Edgley, que funcionam 24 horas com atendimento de emergência.

Além disso, os casos de menor complexidade podem e devem ser atendidos na Atenção Primária à Saúde. De acordo com levantamento realizada pela direção do HCA, do número de pacientes que vão ao hospital, apenas 30% têm perfil de ocorrência de unidade de emergência de média e alta complexidade. Os outros dois terços são casos simples.

“As Unidades Básicas de Saúde estão habilitadas com suas equipes multidisciplinares a atenderem as crianças com sintomatologias leves, como febre baixa, resfriados e arboviroses. Com relação à marcação de consulta, por se tratarem de casos excepcionais, há na Atenção Básica a previsão de atendimentos diários não agendados”, explicou o secretário de Saúde, o médico Gilney Porto.

Projeto Lean – O secretário de Saúde explicou ainda que a Secretaria de Saúde deve implantar o projeto Lean na unidade hospitalar, que melhora fluxos e procedimentos de atendimentos, e que reduziu em até 70% o tempo de espera e de internação nas UPAs de Campina Grande. Atualmente, o HCA tem 55 crianças em leitos de internação.

Reforço – A Prefeitura de Campina Grande vem reforçando a equipe de atendimento do Hospital da Criança e do Adolescente. O prefeito Bruno Cunha Lima convocou todos os profissionais da área aprovados no concurso público realizado pela gestão. Atualmente, cada plantão conta com até três médicos. O prefeito vai convocar, inclusive, os aprovados da lista de espera.

A Prefeitura também investiu na melhoria da recepção, com ampliação do espaço, reforma e revitalização e implantação de um anexo provisório. Paralelamente, o Município vem adotando as medidas responsáveis para conclusão da obra do novo HCA. A gestão realizou uma auditoria das pendências deixadas pela construtora e apresentou ao Ministério Público do Estado da Paraíba e vai realizar a retomada da obra com o acompanhamento do MPPB.

Codecom

Fonte: campinagrande.pb.gov.br/hca-registra-aumento-de-atendimentos-de-criancas-por-viroses-sazonais

admin