Seduc CG realiza I Simpósio da Ensino Fundamental e aborda a temática “Recomposição: Vivências e Aprendizagens | Prefeitura de Campina Grande – PB

Ação faz parte do Projeto “Campina Educa 356 dias”, lançado na primeira quinzena de outubro

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu na noite dessa quarta -feira, 26, o I Simpósio de Ensino Fundamental, como foco na “Recomposição: Vivências e Aprendizagens”. A iniciativa é uma ação do Projeto “Campina Educa 365 dias”, lançado na primeira quinzena do mês de outubro.

Na ocasião, foi discutido o processo de Recomposição das aprendizagens, voltado para o desenvolvimento de habilidades prévias e prioritárias de um currículo priorizado, considerando desde os aspectos cognitivos aos socioemocionais.

O evento deu aparato, também, para socializar as práticas pedagógicas que estão sendo vivenciadas nas Unidades Educacionais de Campina Grande.

Para a Secretária Executiva de Educação, Socorro Siqueira, “há um grande desafio a ser cumprido pela Educação de recuperar o déficit de aprendizagem porque estes estudantes precisam aprender o que na época da pandemia eles não conseguiram adquirir em termos de conhecimento. Então se torna um compromisso nosso de assumir esse processo através desse projeto”.

Programação

A noite teve início com a apresentação cultural de um Grupo de dança composto por estudantes do 5º ano da Escola Municipal Joselita Brasileira, e teve sequência com uma palestra ministrada por Sônia Matias, presidente do Conselho Municipal de Educação, abordando a temática central do encontro; “Recomposição: Vivências e Aprendizagens”.

Campina Educa 365 Dias

O programa é uma iniciativa que foca na reorganização de estratégias teórico-metodológicas que subsidiam as ações pedagógicas nas Unidades Educacionais, a fim de atender ao processo de Recomposição das Aprendizagens.

O processo de Recomposição das Aprendizagens está voltado para o desenvolvimento de habilidades não contempladas ou não alcançadas no período pandêmico e envolve todos os estudantes. Além disso, a recomposição contempla desde os aspectos cognitivos aos aspectos socioemocionais que impactam diretamente no processo de aprendizagem dos estudantes e na interação entre todos os participantes envolvidos na prática educativa.

Serão ofertadas aulas extras, programas de monitorias, atividades em grupo e programas de formação continuada para os professores.

O projeto segue as diretrizes da resolução CNE/CP nº 2, de 5 de agosto de 2021, inciso 3º do Art. 5º, prevê a reorganização das atividades educacionais deve minimizar os impactos das medidas de isolamento na aprendizagem dos estudantes, considerando o longo período de suspensão das atividades educacionais presenciais nos ambientes escolares.

Codecom

Fonte: campinagrande.pb.gov.br/seduc-cg-realiza-i-simposio-da-ensino-fundamental-e-aborda-a-tematica-recomposicao-vivencias-e-aprendizagens

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