Nota oficial sobre possível caso de racismo nos Jif – IFSP

Nota da reitoria do IFSP sobre possível manifestação racista em partida dos jogos estudantis

O Instituto Federal de São Paulo IFSP realiza nesta semana a etapa estadual dos Jogos das Instituições Federais JIF .

Trata-se de um evento marcado pela diversidade, pela troca de experiências, companheirismo, cooperação e amizade, valores promovidos pelos JIF, dentro da proposta de Educação integral da Rede de Educação Profissional e Tecnológica.

Infelizmente, recebemos com indignação uma denúncia de que, durante partida de vôlei feminino entre os campi São Roque e Barretos, houve manifestação de cunho racista proferida por pessoa presente na torcida.

De imediato, os servidores Adalton Ozaki, pró-reitor de Pesquisa, Alexandre Machado Rosa, do Campus Pirituba, e Jeferson Correa, do Campus São Roque, fizeram falas a todos os estudantes a respeito da convivência e diversidade, sobre o ocorrido, a questão racial e o crime de racismo, destacando que o IFSP não tolera e não tolerará nestes jogos nenhum tipo de discriminação.

Considerando o caráter pedagógico dos jogos, estas falas foram feitas antes do início de cada uma das partidas que se seguiram.

Não obstante, a direção do Campus Barretos, assim como a coordenação do JIF-2023, prosseguirá buscando aclarar os fatos e identificar responsáveis, a fim de tomar as medidas cabíveis, sem prejuízo da apuração por autoridades competentes, considerando a gravidade, caso seja constatado o crime de racismo.

O IFSP reitera sua defesa de uma educação antirracista e clama aos servidores que estejam atentos, lembrando de nossa responsabilidade na formação cidadã.