Última audiência de implantação do Campus Rio Claro define eixos e cursos – IFSP

 Os cursos de formação continuada devem ser ofertados já em 2024 ; técnicos devem começar em 2025

 A terceira e última audiência pública para tratar da implantação do Campus Rio Claro do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foi realizada na noite dessa quarta-feira (30), na Câmara Municipal da cidade. Durante o evento, foram apresentados os eixos tecnológicos mais adequados aos arranjos produtivos locais e os cursos que serão ofertados na nova unidade.  

A decisão dos eixos e dos cursos partiu da análise dos questionários, respondidos pelos moradores do município, em que foram apontadas as expectativas da comunidade. Ficou definido que serão contemplados quatro eixos: Produção Industrial, Produção Cultural e Design, Controle e Processos, Produção Industrial e Gestão de Negócios. A partir deles poderão ser ofertados diversos cursos, entre eles técnicos em Cerâmica, Segurança, Desenvolvimento de Sistemas, Alimentos, Defesa Civil. 

O diretor-geral do campus, Eduardo Modena, conta que a participação da comunidade foi maior que a esperada. “Estamos muito contentes com a resposta aqui da região”. Presente na audiência, a moradora da cidade Taísa Mondini acredita que os novos cursos vão contribuir para que os futuros estudantes tenham um direcionamento para suas carreiras. A previsão é que os cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) comecem a ser oferecidos a partir de 2024. Já as primeiras vagas para os cursos técnicos devem abrir em 2025, condicionadas a liberação de códigos de vagas pelo Governo Federal, o que permitirá a contratação de servidores para o pleno funcionamento da nova unidade. 

Cidadão rio-clarense –Durante a audiência, o reitor do IFSP, Silmário dos Santos, recebeu o título de cidadão rio-clarense, concedido pelo vereador Julinho Lopes. Segundo Silmário, tanto o vereador quanto o prefeito da cidade, Gustavo Perissinotto, estão dando todo o apoio possível para a implantação do campus, o que permitirá que a população, não de Rio Claro, mas de toda a região metropolitana de Piracicaba, seja beneficiada com a chegada do IFSP. “A gente espera atender as demandas da sociedade da melhor maneira possível dentro do nosso escopo de atuação”, diz o reitor complementando “é muito promissor o que podemos fazer enquanto instituição de educação pública, gratuita e de qualidade”. 

 Assista abaixo o vídeo da audiência na integra: 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *