Luzes na Passarela do Samba foram o destaque nos desfiles do Carnaval 2024 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O sistema de iluminação da Prefeitura do Rio conta com 570 refletores na Sapucaí – Fernando Maia/Riotur

A iluminação cênica roubou os olhares do público nos desfiles das escolas de samba na Sapucaí. Este ano os carnavalescos se arriscaram no uso da tecnologia e, com criatividade, programaram a iluminação cênica em vários momentos do desfile. O jogo de luzes foi direcionado para um carro alegórico, ao casal de mestre-sala e porta-bandeira e na comissão de frente de várias escolas.

– Ano passado os carnavalescos ainda tinham receio de experimentar esse recurso por temer perder pontos, os poucos que usaram ganharam de todos os jurados nota 10 na comissão de frente. Este ano, eles entenderam que a iluminação bem utilizada pode valorizar o seu desfile e ser uma carta na manga – comentou o presidente da Rioluz, Eduardo Feital.

O sistema de iluminação da Prefeitura do Rio conta com 570 refletores na Sapucaí, sendo 510 voltados para a pista. A cada torre sobre arquibancadas, há três moovings light que projetam luzes coloridas sobre qualquer elemento na Avenida e mais três refletores RGBW. Esse sistema conta com uma infraestrutura de 24 quilômetros de fibra ótica e 14 câmeras de visualização para sala de controle.

O show de luzes acontece dentro da Sala de Controle da Iluminação Cênica, localizada no setor 10 da Sapucaí. Projetada pela Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública da Prefeitura do Rio, entre a Rioluz e a subconcessionária Smart Luz, o local possui duas mesas de controle operadas por técnicos que têm no currículo operações de grandes shows como Paul McCartney e Coldplay. Na frente dos iluminadores, há quatro TVs exibindo imagens em tempo real de todos os setores da Avenida, além de uma projeção 3D que mostra como as luzes estão sendo vistas pelo público. O investimento na tecnologia foi de R$18 milhões, dentro dos projetos especiais do contrato da PPP.

Durante as últimas semanas de janeiro, todas as escolas tiveram a oportunidade de programar a iluminação do seu desfile com a equipe de iluminadores na sala de controle e testar os efeitos na prática. Alguns levaram fantasias ou até mesmo carros alegóricos para projetar a iluminação com os técnicos e tudo sair conforme o planejado no grande dia.

Do lado de fora da Avenida, a Rioluz também reforçou a iluminação nas ruas ao entorno e instalou câmeras de monitoramento para assegurar a chegada dos foliões ao Sambódromo. Da Avenida Francisco Bicalho até a Central são 69 câmeras no entorno do local.

Durante o desfile das escolas de samba, a Rioluz teve 60 colaboradores com três equipes em um caminhão cesto-aéreo em esquema de plantão, dotadas de ferramentas e equipamentos para pronto atendimento da iluminação pública nas ruas de acesso e à área de desfile.

Categoria:

  • 13 de fevereiro de 2024
  • Marcações: Carnaval 2024 desfiles escolas de samba iluminação Luzes rioluz Sambódromo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *