Agência Minas Gerais | Instituto Estadual de Florestas ajuda Pará de Minas a elaborar Plano Municipal da Mata Atlântica e do Cerrado

O município de Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado, iniciou, nessa terça-feira (20/2), a elaboração de seu Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) e também do Cerrado.

O trabalho conta com o apoio técnico do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Em reunião realizada na cidade, foi feita a apresentação da metodologia de elaboração e implementação do plano e montado o Grupo de Trabalho que vai conduzir o processo de elaboração do documento.

O evento reuniu representantes do Poder Público municipal e estadual, da iniciativa privada e de instituições da sociedade civil organizada. Foram 36 pessoas na reunião inicial para elaboração do plano, que deve ficar pronto em junho.

“O objetivo da reunião foi mobilizar e engajar as lideranças institucionais presentes”, explica a analista ambiental do IEF, Janaina Mendonça Pereira. O trabalho é dividido em três etapas: diagnóstico, plano de ação e implementação. “Posteriormente, será apresentado ao Codema e à Câmara Municipal para que ganhe força de Lei”, completa.

“O IEF fomenta, junto aos municípios mineiros, a elaboração dos Planos Municipais da Mata Atlântica e também do Cerrado. Os instrumentos de planejamento ajudam a reconhecer as áreas de vegetação nativa e a protegê-las, além de recuperar as áreas protegidas pelo Código Florestal, por meio do Programa PRA Produzir Sustentável”, afirma Janaína Mendonça.

“O Plano Municipal da Mata Atlântica e do Cerrado dará esse viés da conservação, da preservação, da gestão do território, de forma produtiva, reunindo tudo aquilo que Pará de Minas já faz”, afirmou o secretário de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pará de Minas, José Hermano Oliveira Franco. “Estamos muito felizes em iniciar esse trabalho, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *