Prefeitura do Rio faz entrada compulsória em propriedade desocupada em São Conrado para combater focos de dengue – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Agente de saúde coloca peixe “barrigudinho” em piscina – Divulgação

Uma propriedade privada na Rua Gabriel Garcia Moreno, em São Conrado, foi alvo de vistoria compulsória na última sexta-feira (23/02) para verificação de possível foco de dengue. O imóvel está desocupado e passou por inspeção da Subprefeitura da Zona Sul, por meio da Gerência Executiva local, em parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. Uma equipe já havia ido à residência, mas como o local está sem moradores, foi necessário cumprir os trâmites burocráticos para garantir a entrada.

– Notificamos os proprietários, mas como não houve qualquer retorno foi necessário publicar uma portaria no Diário Oficial para garantir a entrada compulsória das equipes de saúde na propriedade. Os focos de dengue já foram todos extintos. Reforço meu pedido para que a população continue denunciando e participando no combate à proliferação do mosquito – explica o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.

Durante a ação, agentes da vigilância em saúde coletaram 44 larvas de Aedes Aegypti em uma piscina e em objetos com água acumulada, como em um pneu. A piscina recebeu tratamento biológico com peixes larvófagos – os “barrigudinhos” (Poecilia reticulata). Os objetos foram removidos para um local coberto. Essa é uma forma de conter a proliferação do inseto por meio de predadores que se alimentam de larvas. Esse tipo de peixe é colocado em locais com grande quantidade e acúmulo de água para evitar que as larvas se desenvolvam e se transformem no mosquito transmissor das arboviroses.

 

Pedidos de vistoria e denúncias devem ser feitos pela Central 1746

Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central 1746, da Prefeitura do Rio. Os agentes de saúde irão ao local e, após avaliação, adotarão o método de controle de vetor mais indicado para a situação. Em 2024, até o momento, 96% dos chamados de inspeção contra focos de dengue recebidos por este canal foram atendidos dentro do prazo.

Categoria:

  • 26 de fevereiro de 2024
  • Marcações: dengue Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Zona Sul

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *